FNE reuniu com Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, nos Serviços Centrais do Politécnico (CCISP)

7-7-2023

A FNE reuniu ao final da tarde desta 5ª feira (6 julho) com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, nos Serviços Centrais do Politécnico (CCISP) de Coimbra.

Nesta reunião de trabalho, a delegação da FNE composta pelo Vice Secretários-Gerais, José Manuel Cordeiro e Manuel Teodósio e pelos Secretários-Avocados, José Luís Abrantes e Alina Sousa Vaz, apresentou ao CCISP os novos órgãos sociais da federação, eleitos no XIII Congresso de maio de 2023, em Aveiro, e as linhas do Plano de Ação sindical da FNE para os próximos quatro anos no Ensino Superior.

Num momento de momento de mudança nos Politécnicos com alteração do nome, a possibilidade de virem a dar cursos de Doutoramento e com alterações do RJIES (Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), este encontro serviu ainda para a FNE expor à Presidente do CCISP, Maria José Fernandes e ao Presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, as preocupações mais imediatas em relação ao sistema nacional de educação e formação e apresentar a sua total disponibilidade para um diálogo social construtivo.

Para a FNE, este diálogo social é indispensável para um bom funcionamento do sistema educativo no Ensino Superior, pelo que urge dar voz e participação às organizações sindicais que representam este nível de ensino, no sentido de valorizar a negociação e a concertação social.

No próximo dia 12 de julho, a FNE marcará presença na Assembleia da República para a audição sobre a precariedade no Ensino Superior e na Ciência (14h45m).