Comunidade dos países de língua oficial portuguesa - sindical de educação - CPLP-SE




No mundo da globalização com todos os desafios que são colocados ao mundo do trabalho, as organizações sindicais do sector da educação têm um papel cada vez mais relevante na defesa de trabalhadores qualificados e de boas condições de trabalho, factores essenciais do progresso económico, social e cultural dos países.

Os governos terão de entender que organizações sindicais fortes, com grande capacidade reivindicativa serão os parceiros por excelência do diálogo e da negociação, pilares básicos na construção das verdadeiras sociedades livres e democráticas.

O contexto político do diálogo social é importante e os governos têm de entender que as reformas que querem fazer nos diferentes sectores de atividade só serão bem sucedidas através da criação de mecanismos de participação e consulta, em que governantes e sindicatos, em conjunto, analisem os problemas e tentem encontrar as melhores soluções.

Os sindicalistas da CPLP-SE reafirmam a urgência de os governos assumirem o papel imprescindível das organizações sindicais na negociação das matérias salariais e das políticas educativas, reforçando o Diálogo Social.


Retirado da “Declaração da Conferência da CPLP-SE de Lisboa – 9 maio 2008”

http://cplpse.org/