Internacional da educação - IE

IE

Voz dos professores e outros profissionais da educação no globo, a Internacional da Educação (IE) é uma federação de associações e de 401 sindicatos em 171 países e territórios, que representa mais de 32.5 milhões de educadores em todo o mundo, em instituições que vão desde a educação para a infância até ao ensino superior.

A IE tem cinco estruturas regionais, a saber África, América do Norte e Caraíbas, Ásia e Pacífico, Europa (Comité Sindical Europeu da Educação - CSEE) e América Latina e trabalha em estreita ligação com a Confederação Sindical Internacional (CSI), com as outras Federações Sindicais Internacionais (FSI), participando ainda no Conselho dos Sindicatos Globais.

A IE guia-se pelos ideais da paz, democracia, direitos humanos e justiça social e combate o racismo, a xenofobia e todas as formas de discriminação, sejam elas geradas pelo sexo, idade, religião, opções políticas, estatuto social ou económico, origem nacional ou étnica.

Entre os seus principais objetivos estão a promoção das causas das organizações de docentes e outros profissionais da educação, do estatuto, interesses e bem-estar dos seus membros e a defesa dos seus direitos sindicais e profissionais; a promoção da aplicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos através do desenvolvimento da educação e da força coletiva dos professores e dos outros profissionais da educação; o apoio e a promoção das liberdades profissionais dos professores e dos profissionais da educação e o direito das suas organizações em participar na formulação e implementação de políticas educacionais; ou a promoção do direito à educação para todas as pessoas do mundo, sem discriminação.

A autoridade suprema da IE é o seu Congresso Mundial, que se realiza de quatro em quatro anos. A Presidente da IE é a australiana Susan Hopgood e o Secretário-Geral é o holandês Fred Van Leeuwen, reconduzidos no 7º Congresso de Otava, Canadá, em julho de 2015. O Conselho Executivo da IE é composto por 26 membros, incluindo o Presidente, um vice-Presidente mais dois membros por estrutura regional, nove eleitos para lugares abertos e um Secretário-Geral.

As línguas oficiais da IE são o Inglês, Francês, Alemão e Espanhol. O site oficial contém ainda informação em Russo e em Árabe. A sede da IE é em Bruxelas.