FNE reuniu com MCTES

15-7-2023

FNE reuniu com MCTES
Esta reunião que decorreu no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, teve como ponto único a Discussão do novo programa que a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) pretende lançar - o chamado FCT Tenure - e que é um mecanismo de apoio à contratação por tempo indeterminado de doutorados para carreiras de investigação científica e docente.

A delegação da FNE a este encontro foi constituída por José Luís Abrantes, Isabel Maria Martins e José Manuel Cordeiro.

A FNE reivindicou neste encontro, junto da tutela do ensino superior, o fim sistemático, abusivo e ilegal de recurso ao trabalho precário de grande maioria dos investigadores a exercer o seu trabalho em Portugal.

A FNE fez ainda ver ao MCTES que valoriza sempre o diálogo e a concertação social, na procura da adoção de uma política educativa que traga, de uma vez por todas, a melhoria das condições de trabalho e de vida dos investigadores e o fim da precariedade no ensino superior.