STAAE-ZN celebra hoje o seu 35º aniversário

30-4-2024

STAAE-ZN celebra hoje o seu 35º aniversário
O STAAE-ZN (Sindicato dos Técnicos Superiores, Assistentes e Auxiliares de Educação da Zona Norte) celebra hoje o seu 35º aniversário.

Com os seus primeiros estatutos publicados oficialmente a 30 de abril de 1989, o STAAE-ZN é uma associação sindical que representa os trabalhadores Não Docentes da Educação dos ensinos público, privado, ensino particular e cooperativo, nomeadamente Misericórdias e Instituições Particulares de Solidariedade Social, sendo Sindicato membro da FNE desde 1989.

O STAAE-ZN nasceu por comissão constituída em 25 de Janeiro de 1989 presidida por Alberto Fernando Lopes Machado. O primeiro Congresso foi realizado no Porto, no dia 21 de Abril de 1990 na Escola Secundária Alexandre Herculano e foram aprovados documentos importantes como o Estatuto Profissional, o Código Deontológico e debatidos assuntos como a Formação Profissional e a participação na gestão das escolas, ou as condições de trabalho do ensino Particular.