TUAC reúne na sede da OCDE em Paris

11-1-2018

TUAC reúne na sede da OCDE em Paris
O Grupo de Trabalho em Educação e Competências do TUAC (Comité Sindical de Aconselhamento da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) reúne em 16 e 17 de janeiro na sede desta entidade, no novo Palácio de La Muette, em Paris.

Com uma intensa agenda de trabalhos, como é habitual, o início do primeiro dia vai ter o Diretor de Competências da OCDE, Andreas Schleicher, como orador, focando-se no respetivo programa de trabalhos e nos seus objetivos, mormente no que respeita aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e a vários aspetos do Programa PISA e do Pisa para o Desenvolvimento, de que é o responsável número um.

Na parte da tarde, a reunião inclui apresentações e debates sobre o foco na Educação Financeira, planos para a Cimeira das Competências de 2018 e a questão do bem-estar dos professores e a qualidade da docência no TALIS, relatório da OCDE que é considerado a Bíblia das condições de trabalho dos professores e educadores.

Do programa do segundo dia constam o relatório da OCDE na resolução colaborativa de problemas, um debate sobre o foco no Futuro do Trabalho e das Competências, uma mesa redonda sobre a antecipação de competências e os sistemas de educação e formação, os sistemas do ensino superior e os resultados e uma atualização da intervenção do TUAC tanto nos comités e grupos de trabalho da OCDE como em outras organizações sindicais internacionais, incluindo as Federações Sindicais Globais.

De realçar que em 15 de dezembro de 2017, o Plenário do TUAC elegeu Pierre Habbard como novo Secretário-Geral para um mandato de quatro anos, sucedendo a John Evans. O mesmo Plenário adotou também a admissão formal da Central Unitaria de Trabajadores (CUT) do Chile, a primeira central sindical sul-americana a integrar o TUAC.

O TUAC tem agora 59 centrais sindicais filiadas em 31 países da OCDE, representando mais de 66 milhões de trabalhadores. A UGT é a única central sindical portuguesa com assento no TUAC, através de Joaquim Santos.

Esta reunião do Grupo de Trabalho em Educação e Competências estava prevista para o final do ano de 2017, só não se tendo aí realizado devido a falta de sala na OCDE. Por norma, este Grupo de Trabalho reúne duas vezes por ano em Paris.