Reunião do Comité Sindical Europeu da Educação (CSEE)

11-10-2012

Reunião do Comité Sindical Europeu da Educação (CSEE)

Teve lugar entre 8 e 9 de outubro uma reunião do Comité sindical Europeu da Educação, em Bruxelas, para preparar a Conferência do CSEE que terá lugar em Budapeste de 26 a 28 de Novembro deste ano.

A reunião, na qual esteve presente a dirigente Maria Arminda Bragança iniciou-se com a aprovação da ordem de trabalhos, imediatamente seguida da descrição do processo de seleção do Director Geral Europeu. O nome a ser proposto pelo Comité ao secretário geral da Internacional da Educação será o de Martin Rømer.

Da longa ordem de trabalhos foi alvo de especial atenção tudo o que respeita à conferência de Budapeste. Realizou-se por isso, um debate prolongado, sobre as primeiras versões das Resoluções – Crise Económica e Financeira e Profissão Docente e dos Documentos Políticos – A Educação de Infância, a Formação Profissional e a Liderança e Autonomia das escolas.

Foram também ouvidos com particular atenção os relatórios sobre as violações constantes aos direitos sindicais na Turquia e na Geórgia que incluem, entre muitas outras, a prisão de professores, líderes e ativistas sindicais.

Bruxelas, 9 de Outubro