FNE no Dia dos Professores e Educadores de S. Tomé e Príncipe

5-1-2018

FNE no Dia dos Professores e Educadores de S. Tomé e Príncipe
A FNE aceitou o convite do Secretário-Geral do Sindicato dos Professores e Educadores de São Tomé e Príncipe (SINPRESTEP), Gastão Ferreira, para integrar as comemorações alusivas ao 2º Aniversário da Institucionalização do Dia dos Professores e Educadores do país, a decorrer no dia 11 de janeiro de 2018.

Do programa constam várias atividades desportivas e recreativas e ainda um Programa de Formação de dois dias (8 e 9 de janeiro), destinado aos líderes sindicais do país, sobre o lema "Valorizar a Educação e os seus Profissionais para uma Educação de Futuro", que se realiza no Arquivo Histórico de S. Tomé e Príncipe.

O Programa de Formação integra cinco temas, a saber: A Importância dos Estatutos de Carreira na Vida dos Docentes; O Desafio dos Professores e as Novas Tecnologias; O Papel dos Professores na Valorização de Uma Educação de Qualidade; A Importância dos Encarregados de Educação para uma Educação de Qualidade e A Importância da Parceria Sindicato / Governo na Defesa da Estabilidade Socioeconómica dos Docentes.

Pedro Barreiros, Secretário Nacional da FNE e membro do Secretariado Permanente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Sindical da Educação (CPLP-SE), vai representar a nossa federação neste evento e participar no Programa de Formação abordando com maior especificidade o tema relacionado com o desafio dos professores e as novas tecnologias. O Ministro da Educação, Cultura, Ciências e Comunicação de S. Tomé e Príncipe, Olinto da Silva Daio e José Augusto Cardoso, Coordenador da CPLP-SE, são outros intervenientes.

Na iniciativa vão participar dirigentes de diversos sindicatos pertencentes aos países membros da CPLP-SE.