Melhoria da qualificação dos portugueses é o desafio para a educação - PR

7-5-2016

Melhoria da qualificação dos portugueses é o desafio para a educação - PR
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lembrou hoje a "evidente fragilidade" das qualificações dos portugueses quando comparados com os europeus, reclamando a necessidade de produzir compromissos para superar o desafio de melhorar o nível educacional no país.

A propósito da 4.ª Convenção Anual da Federação Nacional da Educação, da Confederação das Associações de Pais e da Associação Nacional dos Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de "sublinhar os inquestionáveis méritos desta iniciativa", a que se associou.

Em comunicado, o Presidente da República destaca a relevância do tema deste ano - "Educação para um novo século: que respostas educativas? Que currículo? Que organização escolar?" -, considerando que a melhoria do nível de qualificação dos portugueses é o desafio que se coloca atualmente à educação.

"O insucesso escolar é, sem dúvida, um dos principais problemas colocados ao sistema educativo, pressionado a taxa de abandono escolar, ameaçando a concretização da escolaridade obrigatória e limitando os esforços e aspirações do país" na superação daquele desafio, afirma.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, trata-se de um desafio "de elevada complexidade", decorrente da necessidade de todos os alunos concluírem a escolaridade obrigatória e de os adultos terem uma nova oportunidade de melhorar os seus níveis de qualificação.

"Apesar do impressivo esforço realizado pelo país no período democrático, a estrutura de qualificações da sociedade portuguesa revela uma evidente fragilidade quando exposta à comparação europeia", sublinha.

Perante isto, o Presidente da República considera premente "produzir compromissos" em torno do desafio de aumentar as qualificações da população, "como condição de instituição de uma cidadania exigente e de formação de uma força de trabalho preparada para participar num mundo cada vez mais globalizado e competitivo".

Para Marcelo Rebelo de Sousa, a reflexão e o trabalho conjuntos, promovidos por esta iniciativa, em nome de um bem comum, são fundamentais para a prossecução dos objetivos.

AL // PJA
Lusa/Fim