João Dias da Silva na Lixa, em Encontro de Trabalho do STAAEZN

15-7-2015

João Dias da Silva na Lixa, em Encontro de Trabalho do STAAEZN
Mais de setenta trabalhadores não docentes encheram, esta manhã (15 de julho), entre as 10 e as 13 horas, o auditório da Escola Secundária da Lixa para acompanharem a apresentação do Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, intitulada “Desafios Aos Trabalhadores Não Docentes Na Escola Do Nosso Tempo”, num Encontro de Trabalho organizado pelo Gabinete de Formação e Investigação do Sindicato dos Técnicos Superiores, Assistentes e Auxiliares de Educação da Zona Norte (STAAEZN), membro desta federação.

João Dias da Silva fez o enquadramento histórico dos não docentes na Educação, retendo-se de seguida nos maiores desafios do presente e do futuro destes profissionais. O STAAEZN e a FNE são unânimes em reconhecer a importância dos não docentes na educação em Portugal e sublinharam a urgência do reconhecimento pelo MEC dos conteúdos funcionais destes trabalhadores, assim como a necessidade de se ultrapassarem obstáculos em questões como a mobilidade e a oferta de formação.

A abertura deste Encontro esteve a cargo do vereador da Câmara Municipal de Felgueiras, João Sousa, do diretor do Agrupamento de Escolas da Lixa, Armindo Coelho, e do Presidente do STAAEZN, Carlos Guimarães. Após a apresentação de João Dias da Silva os presentes debateram os temas e as dúvidas que constituem as suas maiores preocupações.