A gestão de conflitos na sala de aula

22-6-2015

A gestão de conflitos na sala de aula
O Centro de Formação Profissional do SPZN, vai realizar no próximo dia 27 de junho de 2015, entre as 9:00h e as 13:00h uma ação de curta duração denominada "A gestão de conflitos na sala de aula".

Esta ação de formação de curta duração tem como destinatários:
- Educadores de infância;
- Professores do ensino básico;
- Professores do ensino secundário.
 
Razões justificativas da ação

Os professores debatem-se diariamente com situações problemáticas no decurso de uma aula. Essas situações funcionam como interrupções de uma interação de natureza pedagógica que fica, desse modo, perturbada. Estas situações geram então momentos de tensão entre o professor e o(s) aluno(s) que estão na base do conflito e desgastam o ambiente de aprendizagem.

São situações, que exigem do professor uma resposta pedagógica e assertiva não planificada (porque imprevisível) orientada num duplo sentido: por um lado, corrigir o comportamento perturbador do(s) aluno(s); por outro lado, persuadir os restantes alunos da turma que um comportamento adequado e o compromisso com o “saber estar” em sala de aula são uma condição facilitadora da aprendizagem a que todos os alunos têm direito. A gestão pedagógica desses momentos por parte do professor é sempre complexa e difícil. Em situação de aula, são decisões pedagógicas que o professor assume em pouquíssimos segundos, sem possibilidade de análise demorada mas de grande importância pois da sua (in)eficácia pode significar sanar ou potencializar conflitos. Vêm em ajuda do professor, habitualmente, o conhecimento da psicologia da educação, as experiências anteriores de situações análogas, o seu grau de empatia como indutor de autoridade. É esse perfil de liderança pedagógica que permite ao professor agir com rapidez e eficácia na escolha de uma resposta assertiva para a situação problemática gerada imprevisivelmente criando sinergias que assegurem um adequado e agradável ambiente de aprendizagem.

Cartaz