Programa Gestão, Parcerias Desigualdades em Educação

5-7-2017

Programa Gestão, Parcerias Desigualdades em Educação
Durante os próximos dias 13 a 15 de julho tem lugar o XII Curso de Verão, Círculo de Saberes 2017, GESTÃO, PARCERIAS E DESIGUALDADES EM EDUCAÇÃO, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A equipa docente é constituída por: Carlos Alberto Gomes e Daniela Vilaverde e Silva (coords.), Guilherme Silva, Maria João Carvalho, Ana Paula Macedo, Rosanna Barros, Esmeraldina Veloso, Maria José Casa-Nova, Maria Custódia Rocha.

O Curso de Verão 2017 propõe o debate e a análise de experiências e aspirações que quotidianamente constroem a educação em Portugal: a dupla dependência e a passagem da colegialidade para a unipessoalidade na gestão da escola simbolizada na concentração de poderes no Diretor; as práticas de colegialidade informais; a burocratização do quotidiano escolar, muito por força da gestão por via eletrónica; a mobilização de entidades da comunidade num compromisso social alargado para aumentar as oportunidades institucionais de superação do insucesso e abandono escolares; a educação profissional como resposta a públicos em desvantagem socioeducacional; as dificuldades enfrentadas por professores e alunos nas relações educativas e pedagógicas; as múltiplas bases (da aparência física ao desempenho académico) e razões (do preconceito ao caráter) apontadas pelos alunos para a ocorrência de práticas de discriminação entre os jovens. Estas problemáticas suscitam interrogações renovadas quanto à democraticidade do governo das escolas e à contribuição da educação para a cidadania democrática.

Esta iniciativa é particularmente dirigida a professores, educadoras e responsáveis de escolas, técnicos de educação e animadores socioculturais, pais e encarregados de educação, dirigentes e técnicos de: autarquias, centros de formação profissional, associações de educação e desenvolvimento local, instituições de solidariedade social, bibliotecas, museus e outros equipamentos culturais municipais, sindicatos de professores e outras instituições educativas.