FNE no Comité do CSEE em Bruxelas

3-4-2017

FNE no Comité do CSEE em Bruxelas

Sessenta representantes do Comité do CSEE (Comité Sindical Europeu da Educação)  reúnem em Bruxelas (3 e 4 de abril de 2017), naquela que é a sua primeira reunião, após a Conferência de dezembro de 2016, em Belgrado, Sérvia, que elegeu os novos órgãos para o novo quadriénio.

Este Comité é constituído um representante de cada país, é responsável pela dinamização e acompanhamento das políticas e ações do CSEE e reúne duas vezes no ano para debater propostas de ação, definir a estratégia desta organização sindical europeia e aprovar os seus programas e atividades.

Nesta primeira reunião, consta da ordem de trabalhos a apresentação dos diferentes representantes de cada país, o relatório de algumas das atividades e eventos desenvolvidos pelo CSEE nos últimos meses e a análise dos relatórios das diferentes áreas desenvolvidas nos projetos, tais como, entre outras, o ensino superior, a educação de infância, a formação contínua, o diálogo social, as migrações ou a igualdade de género.

O Comité discute também a implementação do programa do CSEE 2017-2020 e algumas resoluções, bem como a atribuição de funções de representações da Federação na Confederação Europeia de Sindicatos (CES) e em alguns órgãos da União Europeia (EU). A ordem de trabalhos inclui ainda a apresentação do orçamento para o próximo ano e o debate das possibilidades de alterar alguns dos procedimentos do CSEE.

A representação de Portugal nos próximos quatro anos está a cargo da FNE,  representada no Comité por Alexandre Dias.