Trabalho das escolas traduz-se em melhores resultados escolares

29-11-2016

Trabalho das escolas traduz-se em melhores resultados escolares

IAVE divulga resultados de alunos do 4º ano no TIMSS 2015. 


Em comparação com 2011, Portugal subiu nove pontos em Matemática e desceu catorze pontos em Ciências na tabela entre zero e mil do TIMSS 2015 (Trends in International Mathematical and Science Study), feito a alunos nacionais do 4º ano de escolaridade, numa iniciativa levada a cabo pelo IEA - International Association for the Evaluation of Educational Achievement. Esta a principal conclusão da apresentação dos resultados deste relatório, feito hoje de manhã (29 de novembro de 2016) por João Marôco, do IAVE (Instituto de Avaliação Educativa do Ministério da Educação), na Escola Secundária Padre António Vieira, em Alvalade, Lisboa.

Já no TIMSS Advanced 2015 (Trends in International Mathematical and Science Advanced), que mede a literacia em Matemática e Física do 12º ano, e em que Portugal entrou (pela primeira vez) com mais oito países e um sistema especial, em Matemática, e apenas mais oito países em Física, o nosso país classificou-se em sexto e quinto lugar, respetivamente, com 482 pontos no primeiro caso e 467 pontos no segundo, muito perto da referenciação base, que se encontra a meio da tabela nos 500 pontos.

O Secretário de Estado da Educação, João Costa, sublinhou o "trambolhão súbito, mas não preocupante" no resultado de Ciências do 4º ano de escolaridade, afirmando por outro lado que não podemos olhar para os resultados do TIMSS e do TIMSS Advanced como "um ranking de países", mas sim "em termos de referenciação", através de uma leitura que privilegie uma "visão integrada e não doméstica".

Para João Costa, Portugal tem que analisar em profundidade aquilo a que ele chamou "uma assimetria entre conhecimentos e aplicação desses conhecimentos", rematando que vivemos num paradoxo em que "o secundário se queixa de estar refém do ensino superior e o superior se queixa de que os alunos que terminam o secundário estão mal preparados".

Em 2015, participaram no TIMSS (4.º ano) 221 escolas/agrupamentos de escolas de todo o território nacional, tendo sido amostradas 332 turmas de 4.º ano e 4908 alunos. No TIMSS Advanced 2015 (12.º ano), participaram 229 escolas/agrupamentos de escolas de todo o território nacional, tendo sido amostradas 378 turmas (228 turmas de Matemática A e 150 turmas de Física), tendo contado com a participação de 5 748 alunos (4009 realizaram o teste de Matemática A e 1739 o teste de Física).

O TIMSS 2015 envolveu cerca de 60 países e economias de todo o mundo.