Insuficiência de não docentes interrompe atividades letivas

19-10-2016

Insuficiência de não docentes interrompe atividades letivas
A Escola Secundária de Pedro Nunes, em Lisboa, encerrou ontem as atividades letivas logo ao primeiro tempo da manhã, devido a uma greve por parte dos assistentes operacionais daquele estabelecimento de ensino, tendo o Diretor determinado o encerramento da escola, dado não ser possível assegurar o funcionamento do bar e da cantina escolares.

De acordo com a Coordenadora dos Assistentes Operacionais, que referiu a enorme falta destes profissionais de educação, no estabelecimento,a situação está agravada nos últimos cinco anos, pela passagem à situação de aposentação de dez trabalhadoras, entre outras situações de ausência.

Este decréscimo de funcionários, aliado a um aumento do espaço físico da escola motivado pela sua requalificação em 2010, complicou significativamente a situação, apesar das diligências da direção do estabelecimento, junto da DGEstE, terem resultado na colocação, já há algum tempo, de dois assistentes operacionais a tempo parcial, na véspera desta ocorrência, de outros dois a tempo inteiro.

Este é um exemplo concreto da denúncia que a FNE tem feito sobre a absoluta urgência de um levantamento das reais necessidades de cada escola e que a falta deste resulta na insuficiência de trabalhadores não docentes (assistentes operacionais e técnicos e técnicos superiores) nas escolas, exigindo-se assim a revisão dos rácios destes Trabalhadores, na perspetiva que nem todas as escolas são iguais.