Apresentação e entrega do troféu FNE

8-10-2016

Apresentação e entrega do troféu FNE
Criado pela Federação Nacional da Educação em 2016, este troféu destina-se a distinguir personalidades ou instituições que colaborem com a FNE, dessa forma contribuindo para a sua intervenção politico-sindical no sentido da melhoria da qualidade da educação em Portugal, ou que, pela ação que desenvolveram ou desenvolvem na área da Educação, devam ser alvo de tal distinção.

Nigel CaveO autor do troféu é o artista plástico, Nigel Cave, que nasceu em Carlisle, Inglaterra, em 1968. Licenciou-se em belas artes na universidade de Stafforshire, Stoke-on-Trent, em 1992. Entre 1992 e 1994 realizou uma pós-graduação, com especialização em figurativo, no Sir Henry Doultons School of Sculpture, sob orientação de Elisabeth Frink e Colin Melbourne. Desde então, realizou diversas exposições de artes plásticas no Reino Unido. Reside em Portugal desde 1996, onde possui a sua própria galeria criativa - a Cave Casts. A nível comercial tem mais de 800 criações em diferentes materiais e áreas muito diversificadas, como bustos (bronze), réplicas em fibra de vidro (museus, parques temáticos), cenografias (teatros, desfiles etnográficos), miniaturas (monumentos, figuras). Ilustrou diversos livros de literatura para crianças.

Por ocasião das comemorações do Dia Mundial do Professor e da realização do Fórum FNE 2016, foram entregues troféus às seguintes instituições/individualidades:

Troféu FNE
- Margarida Mano - Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência
- Gonçalo Lobo Xavier - Vice-Presidente do Comité Económico e Social Europeu
- Alexandre Castro Caldas - Diretor do Instituto de Ciências da Saúde da UCP