Sindicatos e OCDE debatem educação, formação e emprego em Paris

28-4-2016

Sindicatos e OCDE debatem educação, formação e emprego em Paris
A primeira de duas reuniões anuais do Grupo de Trabalho da Educação, Formação e Políticas de Emprego do TUAC (Comité Consultivo Sindical junto da OCDE) decorre nos próximos dias 3 e 4 de maio de 2016, nas instalações do centro de conferências desta organização internacional, no Chateaux de la Muette, em Paris, França.

Da extensa ordem de trabalhos do primeiro dia desta reunião, que reúne dirigentes sindicais de todo o mundo, constam a Cimeira de Bergen sobre as Competências e o relatório da OCDE Perspetivas 2017, a Importância do Profissionalismo Docente: as Razões, o Relatório do PISA 2012 sobre Alunos em Dificuldade, ou ainda a questão dos Sindicatos e as Competências: documento de reflexão sobre a nova estratégia da OCDE sobre as Competências e o Programa de Ação da OCDE em Matéria de Inadequação de Competências e Antecipação de Necessidades de Competências em Mudança.

No dia 4 de maio, as diversas apresentações de peritos da OCDE e posterior debate com os representantes sindicais andarão à volta dos Incentivos para a Implementação da Aprendizagem em Local de Trabalho, as Competências na Economia Digital e no futuro do trabalho, a problemática dos alunos imigrantes, o Pisa para o Desenvolvimento e o papel da OCDE na Implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, além da discussão interna sobre a II Cimeira da Indústria da Educação, a realizar em 26 e 27 de Setembro, em Israel. O representante da FNE / UGT no TUAC é o dirigente do SPZN Joaquim Santos.