IE exige libertação imediata de professor sindicalista

4-2-2016

IE exige libertação imediata de professor sindicalista
A condenação a três meses de prisão de Ewado Ali Omar, vice-secretário geral do Sindicato dos Professores Primários é o culminar de uma atitude de perseguição do governo após a publicação de uma lista de vítimas do massacre de civis perpetrados pelas forças de segurança a 21 de dezembro do ano passado, no bairro de Balbala, em Djibouti.

A Internacional da Educação (IE) considera inaceitável que este professor esteja a ser punido pela prática de atividades legítimas em defesa dos direitos humanos. Esta preocupação da IE estende-se também aos termos e condições em que foi efetuada esta detenção.

A Internacional da Educação insta por isso o governo do Djibuti a:

- Assegurar a integridade física e psicológica do Sr. Ewado e todos os ativistas dos direitos humanos;

- Garantir um julgamento justo para recurso Mr. Ewado e direito de ampla defesa;

- Terminar todas as formas de assédio contra o Sr. Ewado e todos os activistas dos direitos humanos no Djibuti;

- Cumprimento das normas internacionais ratificadas por Djibouti sobre os direitos humanos, a proteção dos cidadãos e respeito pelas liberdades básicas.

- Estabelecer as condições adequadas para assegurar um justo e respeitoso diálogo na sociedade civil, incluindo as organizações e as organizações de defesa dos direitos humanos dos professores.

A posição da IE foi remetida entretanto ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Unesco.

Para participar, manifestando a sua condenação por este ato poderá faze-lo através do preenchimento deste formulário.