Trabalhadores Não Docentes têm acompanhado as mudanças

3-9-2015

Trabalhadores Não Docentes têm acompanhado as mudanças
O Auditório da Escola Secundária Dr. João Araújo Correia, na Régua recebeu nesta quinta-feira, dia 3 de setembro um encontro de trabalho sobre o tema "O papel dos trabalhadores Não Docentes nas escolas".

O encontro que permitiu refletir sobre o importante papel destes profissionais contou com as presenças do secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, do presidente do STAAE-ZN, Carlos Alberto Guimarães, do vice - presidente da Câmara Municipal de Peso da Régua, José Manuel Gonçalves e, ainda, com o diretor do Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, Salvador da Costa Ferreira.

Na sessão de abertura, Carlos Guimarães, presidente do STAAE-ZN lembrou a importância destes profissionais no bom funcionamento das escolas acrescentando que, "os profissionais da educação que representamos há muito tempo que conquistaram o direito a serem vistos com outros olhos. Não com os olhos do passado que viam o pessoal não-docente como um conjunto indiferenciado de trabalhadores envelhecidos, pouco motivados e pouco habilitados. Mas com os olhos do presente que vêm que a escola está a mudar e com ela estão a mudar também os profissionais da educação".

Também o secretário-geral da FNE aludiu à importância destes trabalhadores e aproveitou a oportunidade para garantir que partilha das mesmas preocupações, nomeadamente as que dizem respeito ao tempo de trabalho. "A reposição do horário de trabalho das 35 horas semanais será uma reivindicação que a FNE terá na sua primeira linha de intervenção", afirmou João Dias da Silva.

"A Educação é fundamental em qualquer concelho e tem de ser uma prioridade". A frase foi atirada por José Manuel Gonçalves, que na qualidade de vice-presidente da Câmara de Peso da Régua garantiu que no concelho que lidera nunca houve recusa de financiamento em matéria de Educação. No discurso o autarca referiu ainda a necessidade de fomentar a formação a todos os profissionais que exercem funções junto da comunidade educativa.

Esta sessão de trabalho foi fortemente participada, com uma plateia que rondou uma centena de pessoas.

Intervenção: José Manuel Gonçalves (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Peso da Régua)

component:/galeria/listImagensGaleria/categoria_id/25/