“Há uma inversão de valores nas políticas educativas” – FNE

28-7-2015

“Há uma inversão de valores nas políticas educativas” – FNE
A FNE realizou esta manhã (28 julho), no Porto, uma conferência de imprensa onde fez o balanço da legislatura no setor da Educação e apontou a agenda reivindicativa para os próximos quatro anos. Aos jornalistas o secretário-geral da FNE apresentou os efeitos negativos de políticas definidas num quadro de austeridade severa e que resultaram num aumento da Conferência Imprensa FNE - 28/07/2015precariedade e a instalação de um sentimento de insatisfação no seio dos trabalhadores da educação, que estão afastados de todo o processo de decisão.

Na hora do balanço a FNE alertou para a necessidade de as escolas ensinarem as crianças para a vida, diminuindo a pressão atualmente exercida pela avaliação externa. Para os profissionais, docentes e não docentes, é fundamental assegurar a valorização destes trabalhadores, libertando-os de tarefas burocráticas e aumentando a disponibilidade para o trabalho direto com os alunos.

Quanto à atuação do Governo nos últimos quatro anos, João Dias da Silva apresentou números que mostram uma "forte redução do peso do investimento da Educação no Produto Interno Bruto" e classificou como "elevado o nível de precariedade".

Estes são alguns dos pontos que fazem parte do Roteiro para a Legislatura 2015/2019, que a FNE está a entregar aos partidos políticos e será entregue ao Governo que resultar das próximas Legislativas.

Conferência Imprensa FNE - 28/07/2015


 

Documento Síntese

Lusa

Multimédia

Jornais

Online