IE debate "privatização" da Educação

24-7-2015

IE debate

Prosseguem os trabalhos do sétimo congresso da Internacional da Educação, com a apresentação e votação das resoluções que foram apresentadas para debate, para além de outros documentos estatutários que têm de ser decididos em Congresso.

Assim, o dia 22 abriu com o longo debate a propósito do relatório de atividades apresentado pelo secretário-geral, Fred van Leeuwen.

Passou-se depois ao primeiro grupo de resoluções, o qual integrava uma resolução proposta pelo secretariado executivo sobre "Privatização, comercialização e financiamento" do setor da educação, e uma resolução de ação, através da proposta de uma adenda ao documento político sobre educação, privatização dos serviços de educação. Foram ainda discutidas e aprovadas três outras resoluções sobre a mesma temática. Na segunda sessão plenária do congresso, foram eleitos o presidente, 5 vice-presidentes e um secretário-geral para o próximo quadriénio. Susan Hopgood do sindicato australiano da educação (AEU) foi reeleita como presidente da IE. Foram também eleitos cinco vice-presidentes, um por cada região da IE: Mugwena Maluleke, do Sindicato Democrático de Professores Sul-Africanos ; Yasunaga Okamoto, do Sindicato de Professores do Japão (JTU); Marlis Tepe, de GewerkschaftErziehung und Wissenschaft (GEW), da Alemanha; Roberto Franklin de Leão, da Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE) Brasil, e Lily Eskelsen García, da Associação Nacional de Educação (NEA), dos Estados Unidos.

Fred van Leeuwen, da AlgemeneOnderwijsbond (AOb), da Holanda, foi reeleito Secretario-Geral da IE.


Delegações europeias discutem proposta de resolução específica

Delegação FNE - Congresso IEAo fim da tarde, a delegação da FNE participou numa reunião das delegações sindicais da Região Europa, durante a qual se debateu a proposta de resolução específica para a região e que será discutida no dia 24 de Julho. Discutiram-se também as candidaturas da Região para os órgãos centrais da Internacional da Educação. Finalmente, o diretor-geral, Martin Romer, fez uma apresentação de uma proposta de ação a ser desenvolvida no âmbito da região Europa a propósito das questões relacionadas com o crescimento da privatização de serviços educativos.

No dia 23 de Julho, e depois de o secretário-geral ter respondido às questões suscitadas durante o debate da véspera acerca do relatório de atividades do quadriénio, passou-se a outro grupo de resoluções, subordinadas ao tema "Direito a uma educação de qualidade, à equidade e à aprendizagem." Os trabalhos integraram o debate e a votação de 14 resoluções.

A parte da tarde do dia 23 de Julho funcionou em sessões temáticas, com oito grupos a discutirem vários dos temas que integram os trabalhos deste congresso, sendo que um deles reuniu uma centena de congressistas para debaterem questões ligadas aos trabalhadores não docentes.