Educação de Infância: políticas, contextos e práticas

13-7-2015

Educação de Infância: políticas, contextos e práticas
Durante os próximos dias 16 a 18 de Julho tem lugar o X Curso de Verão, Círculo de Saberes 2015, EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: POLÍTICAS, CONTEXTOS E PRÁTICAS, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A equipa docente é constituída por: Emília Vilarinho [coord.], Manuel Sarmento, Natália Fernandes e Teresa Sarmento.

O Curso de Verão pretende aprofundar o conhecimento acerca da atual condição social da infância e das políticas de educação de infância em Portugal, de modo a compreender os desafios, tensões e dilemas que se colocam aos profissionais no exercício da sua profissão. Visa problematizar o desenvolvimento das políticas de avaliação da qualidade e as formas e usos da avaliação em contextos de educação de infância. Procura ainda produzir um debate entre pares que permita encontrar caminhos que, de forma articulada, respeitem os direitos das crianças e dos profissionais, no sentido de assegurar práticas pedagógicas promotoras de uma cidadania ativa das crianças.

Esta iniciativa é particularmente dirigida a educadoras de infância, educadores sociais e técnicos de associações e instituições particulares de solidariedade social, pais e encarregados de educação, responsáveis e técnicos autárquicos, animadores educativos e culturais, membros e dirigentes associativos e sindicais envolvidos na educação e outras organizações sociais que intervêm numa perspetiva de promoção da cidadania ativa das crianças.