XI Congresso Nacional do Mutualismo 2015

1-7-2015

XI Congresso Nacional do Mutualismo 2015

Realiza-se a 9, 10 e 11 de julho, no Europarque - Centro de Congressos, em Santa Maria da Feira, o XI Congresso Nacional do Mutualismo 2015, dedicado ao tema "A Afirmação do Mutualismo - Modernização e Expansão".

Com esta iniciativa, pretende-se reafirmar a importância do modelo mutualista, alargar o seu conhecimento e aumentar a sua difusão. Sendo o mutualismo um dos principais movimentos sociais, este Congresso servirá para mostrar o seu impacto na resolução de graves carências sociais, que assolam as sociedades modernas bem como o seu contributo enquanto impulsionador do espírito de solidariedade, entreajuda e associativismo entre os indivíduos.

Esta cerimónia contará com a presença de individualidades nacionais e internacionais, que trarão para reflexão as medidas políticas desenhadas para o setor, particularmente na esfera da proteção social, da saúde e da educação.

Neste Congresso, objetiva-se, ainda, debater a importância da existência de medidas que assegurem uma política coesa, garantia da sustentabilidade do setor social, com particular destaque para o mutualista, tendo como objetivo o desenvolvimento das suas modalidades, benefícios, serviços e atividades. Abordar-se-ão, igualmente, os caminhos para o futuro do movimento mutualista, em particular o que a União das Mutualidades Portuguesas se propõe desenvolver para fomentar o emprego, o desenvolvimento social e o bem-estar coletivo.

Durante o evento haverá, também, lugar à entrega do "Prémio Inovar para Melhorar 2015" bem como do "Prémio Mutualismo e Solidariedade 2014": o primeiro visa galardoar projetos, implementados por Associações Mutualistas, que sejam modelos de inovação e constituam uma "boa prática" no movimento mutualista e um exemplo de modernidade, que possam ser seguidos pelas demais associações mutualistas; o segundo tem o propó­sito de distinguir pessoa individual ou coletiva que, em razão do mé­rito do trabalho desenvolvido, haja assumidamente contribuído para o desenvolvimento do mutualismo.