Encontro com Trabalhadores Não Docentes - EB2,3 Cinfães

19-6-2015

Encontro com Trabalhadores Não Docentes - EB2,3 Cinfães
No dia 16 de junho, entre as 10h e as 12h30m, o Secretário-Geral da FNE e o Presidente do STAAEZNorte reuniram com cerca de três dezenas de Trabalhadores Não Docentes do Agrupamento de Escolas de Cinfães.
O encontro de trabalho foi uma oportunidade para refletir, em conjunto, sobre os desafios aos Trabalhadores Não Docentes na escola do nosso tempo.

Os trabalhos serviram para analisar o enquadramento da escola do nosso tempo, a sua missão e os seus papéis, com a diversidade de atores que nela intervem, no quadro da comunidade educativa que a compõe.
Em relação à problemática da transferência de competências no domínio da Educação para as Autarquias, e até porque se trata de uma escola integrada numa Autarquia que celebrou em 2009 um contrato de execução nesse sentido, foi sublinhada a posição que a FNE entende adequada, num momento em que se assiste a uma dinâmica social que se orienta no sentido de uma descentralização administrativa progressiva de competências para as autarquias, em matéria de educação. Foi referido que se trata de um caminho sobre o qual se levantam várias reservas, até porque não se podem ainda aferir as vantagens desta experiência. Se a lógica de proximidade poderá, numa primeira análise, aparecer vantajosa, uma análise mais cuidada não deixará de antever a possibilidade de surgimento de algumas fragilidades inerentes a essa proximidade às quais importa estar atento. Por esse motivo, foi referida a importância de preservar a autonomia da escola e dos seus profissionais nos âmbitos que lhes dizem diretamente respeito.

A sessão serviu ainda para o debate de várias questões ligadas à valorização destes Trabalhadores, tendo sido referida com insistência a necessidade de se trabalhar no sentido da reposição das categorias profissionais específicas e dos respetivos conteúdos funcionais para os diferentes Trabalhadores Não Docentes, na diversidade de responsabilidades que assumem na escola.


Galeria de Fotos:






Videos:

Secretário Geral da FNE






Director do Agrupamento de Escolas de Cinfães