Professores do EPE mostraram a sua indignação

25-5-2015

Professores do EPE mostraram a sua indignação
A greve de professores às provas voluntárias de avaliação diagnóstica, marcada para 23 de maio pelo Sindicato dos Professores das Comunidades Lusíadas (SPCL) foi bem sucedida e registou elevados índices de adesão. A FNE saúda estes resultados da luta dos professores do EPE.

Na Suíça, a adesão à greve ultrapassou os 50% e, em certas áreas consulares, como Zurique, na Alemanha, atingiu os 100%, mas nos outros países da Europa a adesão foi pontual até porque havia menos professores a trabalhar. No cantão do Valais a adesão foi de 95% por cento e as provas foram canceladas.

Nos Grisões e nos cantões do Ticino e de Genebra a adesão foi semelhante, assim como em Zurique, onde 18 dos 22 professores convocados fizeram greve.

Nos restantes países do EPE houve adesões pontuais, devido ao facto de o número de alunos inscritos nas provas ser reduzido, o que levou a que muitos docentes não tivessem sido convocados para as mesmas.

De acordo com o SPCL a greve revelou-se necessária face à indiferença da tutela relativamente à degradação progressiva do ensino, dos salários e das condições de trabalho dos professores e alunos.